Fogo e Combustão

Fogo – Desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de matérias inflamáveis, como por ex., a madeira, o carvão, o gás.

Incêndio – Fogo que lavra com intensidade, destruindo e, às vezes, causando prejuízos (O INCÊNDIO É UM FOGO FORA DE CONTROLE).

Há fogo quando há Combustão, que é definida como uma reação química de oxidação, na qual uma substância combustível reage com o comburente, ativada pelo calor (elevação de temperatura), com desprendimento de energia luminosa, calor e gases combustíveis.

fire-4

triangulodofogo

Um triângulo equilátero, conhecido por TRIÂNGULO DO FOGO, representa os

elementos básicos da combustão (COMBUSTÍVEL, COMBURENTE, TEMPERATURA DE IGNIÇÃO). Na prática, retirando-se qualquer um dos lados desse triângulo a combustão perde sustentação e o fogo se extingue.

COMBURENTE: É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão. O oxigênio é o comburente mais facilmente encontrado na natureza (21%).

COMBUSTÍVEL: É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais etc). É o elemento que serve de campo de propagação ao fogo.

FIREQCLASSIFICAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS:

1) Quanto ao Estdo Físico: SÓLIDOS, LÍQUIDOS ou GASOSOS.

2) Quanto à Volatilidade: VOLÁTEIS e NÃO VOLÁTEIS.

3) Quanto à presença de Comburente: COM COMBURENTE e SEM COMBURENTE.

Combustíveis Voláteis – são os combustíveis que, nas condições normais de temperatura e pressão, desprendem vapores capazes de se inflamarem (álcool, éter, benzina, etc.).

Combustíveis Não voláteis – são os combustíveis que desprendem vapores inflamáveis após aquecimento acima da temperatura ambiente (óleo combustível, óleos lubrificantes, óleo de linhaça, etc.), considerando as condições normais de pressão.

Combustível Com comburente – combustível que possui em sua própria estrutura molecular o comburente (pólvoras, cloratos, nitratos, celulóide e metais combustíveis, tais como: lítio, zircônio, titânio, etc), neste caso a combustão poderá ocorrer em atmosfera com concentrações de oxigênio inferiores a 16%.

Combustível Sem comburente – não possui o comburente na sua estrutura molecular (madeira, papel, tecidos, etc.), há necessidade de ser alimentado por uma fonte de comburente.

TEMPERATURA DE IGNIÇÃO – É a temperatura necessária para que a reação química ocorra entre o combustível e o comburente, produzindo gases capazes de entrarem em combustão.

P08TempAutoIgni

PONTO DE FULGOR – É a temperatura mínima na qual um combustível desprende gases suficientes para serem inflamados por uma fonte externa de calor, mas não em quantidade suficiente para manter a combustão. A chama aparece, porém logo se extingue, não mantendo a combustão.

PONTO DE COMBUSTÃO – é a temperatura do combustível, acima da qual, ele desprende gases em quantidade suficiente para serem inflamados por uma fonte externa de calor e continuarem queimando, mesmo quando retirada esta fonte.

120px-Streichholz

A reação em cadeia torna a queima auto-sustentável. O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.

COMBUSTÃO COMPLETA – É aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em oxigênio.

COMBUSTÃO IMCOMPLETA – É aquela em que a queima produz calor e pouca ou nenhuma chama, e se processa em ambiente pobre em oxigênio.

COMBUSTÃO ESPONTÂNEA – Certos materiais orgânicos, em determinadas circunstâncias, podem, por si só, entrar em Combustão.

18940

EXPLOSÃO – É a queima de gases (ou partículas sólidas), em altíssima velocidade, em locais confinados, com grande liberação de energia e deslocamento de ar. Combustíveis líquidos, acima da temperatura de fulgor, liberam gases que podem explodir (num ambiente fechado) na presença de uma fonte de calor.

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

  1. Marinas e barcos 21/02/2010 as 05:43

    Parabéns pelo material do site. O curso também é ótimo e está com excelente preço. Valeu clubedoarrais!

  2. Armando Antunes 19/04/2013 as 08:16

    Bom dia a todos do clubedoarrais.

  3. Sarah Raquel 14/05/2013 as 14:45

    eu gostei muito e vcs?

  4. Caroline Fernandes 24/07/2013 as 12:34

    Gostei do conteúdo!

  5. Marcos Silva 24/07/2013 as 14:09

    Muito bom o clubedoarrais!

  6. Marcos Costa 07/08/2013 as 19:42

    Ótimo!

  7. Marcio J Pontes 22/08/2013 as 14:53

    Visito sempre o clubedoarrais e aprendo muito com vocês.

  8. George Fredy 23/08/2013 as 01:41

    Valeu pelas dicas, clubedoarrais!

  9. Parabéns muito bom o conteúdo !

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart