Transporte coletivo aquaviário em Ilhabela

Com o objetivo de desafogar o trânsito de carros durante os feriados e a alta temporada, a Prefeitura de Ilhabela abriu licitação para contratar os serviços de construção de píeres em seis praias da cidade, com o objetivo de implantar rotas hidroviárias no arquipélago como alternativa ao transporte por via terrestre.

A via marítima, que poderá ser usada por turistas e moradores, vai interligar sete praias e o centro do município, que fica no litoral norte de São Paulo.

Os atracadouros serão feitos nas praias Armação, Curral, Portinho, Praia Grande, Campo de Aviação e Barra Velha. Com isso, o número de  píeres em Ilhabela será aumentando para oito, já que atualmente tem um no centro e outro no bairro Perequê.

O financiamento virá de recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), e tem previsão de investimento  de cerca de R$ 841 mil.

De acordo com o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB),  o transporte marítimo poderá ser feito por barcos fechados do tipo catamarã, com capacidade para abrigar de 40 a 50 pessoas e uma outra concorrência será aberta no próximo mês para que a administração contrate a empresa que vai explorar os serviços de locomoção de passageiros pelo mar.

“O primeiro passo foi abrir a licitação para a construção dos atracadouros. Em seguida, faremos uma nova concorrência para contratar a empresa que vai fornecer as embarcações e explorar o serviço”, disse o prefeito.

Manoel Marcos disse que a estimativa é que o preço da passagem das embarcações seja de R$ 1,70, mesmo valor cobrado pela tarifa de ônibus na cidade. “O preço ainda é uma idéia. O valor da tarifa vai depender das propostas das empresas que participarão da concorrência”, disse o prefeito, que prevê que todo o sistema esteja funcionando no próximo ano.

Segundo o prefeito, o sistema viário da cidade é restrito. Com a proposta, turistas e moradores poderão deixar seus carros nas casas e nos hotéis do município e irem às praias sem ficarem parados no trânsito.

“Nos feriados prolongados e na temporada, circular de carro pela cidade é complicado. Só entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro, passaram pela balsa 34 mil veículos”, disse.

O percurso mais longo _que será feito da praia Armação, na costa norte, à praia Grande, na costa sul_ terá 20 quilômetros. Já o trajeto mais curto _da praia Grande à praia do Curral_ terá dois quilômetros. (Adaptado de: folha.uol.com.br).

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart