EPIRB (Emergency Position-Indicating Radio Beacons)

EPIRB (Emergency Position-Indicating Radio Beacons) – são transmissores de localização usados em situações de emergência, operados através do consórcio de satélites (COSPAS-SARSAT).

Quando ativado, este aparelho envia sinais intermitentes com dados que possibilitam a localização das pessoas, embarcações ou aeronaves necessitando de resgate.

Este equipamento é parte do Sistema de Apoio a Segurança Marítima Global (Global Maritime Distress Safety System – GMDSS), liderado pelos Estados Unidos.

O propósito básico dessa tecnologia é possibilitar o resgate mais rápido possível da(s) vítima(s), quando é conhecido estatisticamente, que a maioria de acidentados sobrevive apenas aos primeiros dias, quando não apenas ao primeiro dia, dependendo das situações.

As EPIRB são à prova d’água, medem cerca de 30 cm de lado, e pesam cerca de 2 a 5 kg. Podem ser comprados em lojas de suprimentos náuticos, aeronáuticos ou lojas de campismo especializadas. As unidades têm uma vida útil de 10 anos, e são fabricadas de modo a operar em condições adversas (-40°C a 40°C), e transmitem o sinal durante 24 ou 48 horas.

Funcionamento do Sistema EPIRB. Imagem: www.sailboat-cruising.com

Funcionamento do Sistema EPIRB. Imagem: www.sailboat-cruising.com

FUNCIONAMENTO DA EPIRB

1 – Quando acionado o sinal de 406MHz é captado primeiro por satélites GOES (geoestacionários) localizados a cerca de 36000Km de altitude, e em seguida pelos satélites da rede COSPAS SARSAT, em órbita a cerca de 1000Km, que localizam a posição de origem do sinal de socorro e retransmite a informação para a estação terrena. O sinal do EPIRB contém também a identificação da embarcação ou aeronave e seu código.
2 – A estação terrena recebe o sinal e o retransmite para ao Centro de Controle da Missão.
3 – O Centro de Controle da Missão combina a informação recebida com as de outras recepções de satélite, refina a localização, adiciona a informação de registo do transmissor e gera uma mensagem de alerta. Esta mensagem é então transmitida ao Centro de Coordenação de Salvamento em cuja área está localizado o sinal.

O Centro de Coordenação de Salvamento do Brasil está localizado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA I, em Brasília.

4 – A mensagem de alerta sobre embarcações ou aeronaves acidentadas ou em situação de perigo, são recebidos pelo Centro de Coordenação de Salvamento marítimo (SALVAMAR) ou aeronáutico (SALVAERO) que coordenam os recursos disponíveis para as acções de busca e salvamento. 5 – Os Recursos de Busca e Salvamento (Search And Rescue – SAR) são enviados pela Guarda Costeira ou outra entidade, no Brasil é a Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil ou pessoal SAR local. Recursos SAR incluem aeronaves de asas fixas, helicópteros, embarcações, pessoal especializado e até recursos comerciais ou privados, quando necessários. Os Recursos SAR localizam pessoas acidentadas ou náufragos e os resgatam.

Além da EPIRB, existem também as Personal Locator Beacons (PLBs). Estes não são apenas para uso marítimo, mas podem ser usados por caminhantes, canoístas, alpinistas, pilotos e velejadores. A PLB é um excelente sistema de segurança para quem se aventura longe de sua base, e é uma alternativa à EPIRB, por ser menor e se adapta a veículos pequenos.

Comparativo de tamanho de PLB. Imagem: http://www.sail-world.com

Comparativo de tamanho de PLB. Imagem: http://www.sail-world.com

Fontes:
wikipedia.org
http://www.sailboat-cruising.com/

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

Tags:

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart