Teste prático para a Habilitação de Arrais Amador

O acidente que (infelizmente) aconteceu no último dia 22 no lago Paranoá (Brasília) levantou uma série de questionamentos a respeito da atuação da Autoridade Marítima na fiscalização do tráfego de embarcações de Esporte e Recreio e dos métodos para liberação da Habilitação de Arrais Amador. O clubedoarrais presta um serviço voluntário de divulgação da mentalidade marítima e admira o incansável trabalho da Marinha, através de suas Capitanias, Delegacias e Agências, para manter “rios e mares seguros e limpos”.

Mas não podemos deixar de indagar aos internautas que nos visitam sobre a necessidade (ou não) de se rever os métodos de obtenção da carteira de Arrais. Mesmo antes desse lamentável acidente, consultando fóruns, comunidades e sites de discussão, verificamos que muitas pessoas já questionavam o fato de não haver teste prático para a habilitação. E agora essa questão está ainda mais em pauta, pois as pessoas e a mídia em geral partem da premissa que o condutor da lancha que naufragou, apesar de ser habilitado, não sabia pilotar.

Ora, é fácil verificar, pelo histórico de entrevistas do piloto, que ele não só sabia pilotar como tinha bastante experiência no assunto. Tanto que, segundo ele mesmo disse, com esta mesma lancha resgatou uma menina no lago Paranoá no ano de 2009, que infelizmente veio a falecer. Conclui-se, a princípio, que a imperícia não foi a causa determinante para este fatídico evento. Então, o que houve? Só o IAFN poderá dizer.

A NORMAM-09/DPC diz que serão feitas “as perguntas cabíveis, cujas respostas contribuam para o perfeito esclarecimento dos fatos, considerando de máxima importância ficarem bem pormenorizadas as circunstâncias e antecedentes e, na impossibilidade de se levantar dados na Perícia, procurará obter das testemunhas as informações precisas, relativas ao estado do material, dos instrumentos de navegação, rumos, cargas e estivação, pontos marcados na derrota antes do acidente, velocidade etc.

Mas, para não fugir do assunto, fica o nosso questionamento: É necessário teste prático para a habilitação de Arrais Amador?

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

  1. A cobrança por um teste prático para obtenção da habilitação de Arrais Amador é resultado da opinião pública (leiga) e de uma analogia à CNH obtida nos Detrans – o exame de direção. Primeiro: não há como fazer um teste prático pra Arrais, pois há inúmeros tipos, tamanhos e espécies de embarcação distintas. Segundo: praticamente todos os acidentes náuticos são por imprudência ou negligência, não por imperícia. Nos EUA, por exemplo, não há NEM ao menos o exame teórico…

    • clubedoarrais 04/06/2010 as 10:15

      Anderson, compartilhamos da sua opinião de que a maioria dos acidentes náuticos ocorrem, não por imperícia, mas por imprudência dos condutores. Mas gostaríamos que outros leitores também expusessem seus pontos de vista. Um abraço.

  2. Valério cardoso 18/07/2010 as 02:24

    Sou um admirador dessa área, e nem mesmo tenho carteira de arrais, e nem piloto embarcação alguma, porem leio bastante e até estudo sobre navegação. Na minha Humilde opnião, o conhecimento teórico se faz e muito nescessário, já o pratico…? concordo com os amigos, não será isso que evitará acidentes, até porque podemos comparar com motoristas, os que estão começando a aprender a dirijir não costumam se envolver em grandes acidentes, a não ser quando começam a ter a tal da auta confiança, aí a história já muda de figura. Que é o que acontece com quem já dirije a muito tempo…”AUTO CONFIANÇA” Os risco de um acidente para um iniciante e arrais são poucos, como por exemplo se chocar com um lajeiro que não esteja sinalizado, bater em uma pedra, e mudança de clima e pegar mar agitado e não saber lidar com a situção. São hipoteses de ocorrencia, mas… nada mais do que isso.
    E só para salientar!!! Návios volta e meia se chocam, e não são as pessoas que acabaram de tirar a carteira de arrais mador que estão no comando!!!

    • clubedoarrais 20/07/2010 as 08:06

      Excelentes observações, Valério. Às vezes, nem mesmo longos anos de experiência são capazes de evitar grandes tragédias. Mas a experiência produz prudência. Um abraço.

  3. antonio cesar xavier da silva 26/09/2013 as 13:57

    ONDE VOCES FICAM?

    • clubedoarrais 28/09/2013 as 10:58

      Olá, antonio cesar xavier da silva. Obrigado pelo contato. Ficamos em Maricá-RJ. Mas não temos credenciamento para aplicar teste prático e nem executamos serviços de despachante náutico. Possivelmente no futuro passaremos a trabalhar com isso. Abraços.

  4. Francisco Bernardo 29/01/2014 as 11:37

    Pessoal, mesmo que tardio, coloco minha opinião. Acho que para efeito de ter um carteira de arraes ou mestre amador, isso não influi muito, mas na realidade tem muita gente que não sabe navegar um lancha de propulsão a motor e pior, estão cada vez mais velozes. Sei que isso não impede a imprudência, mas de certa forma ajuda muito ao piloto saber como manobrar. Acho pior a pessoa ter uma carteira de habilitação sem nunca ter pilotado. Hoje é obrigatório, mas, apenas emitida o certificado de que você fez um aula pratica de 6 horas e não é feito teste pratico na prova e somente o teórico.

  5. Saudações a todos .
    Primeiramente gostaria de parabeniza los pelo excelente material divulgado gratuitamente .São de pessoas assim que precisamos em nosso pais.
    Sou totalmente a favor da implantação de um teste pratico,pois possuo uma marina e estou todo dia em contato com o trafego aquaviario.
    Hoje sou instrutor credenciado na Capitania a realizar o curso embarcado e me impressiona a falta de habilidades e conhecimentos das pessoas que se dizem experientes ,marinheiros com anos de experiencia navegando da forma errada .Hoje é mais facil ensinar alguem que nunca pilotou na vida …
    o intuito do curso pratico é fazer o aluno vivenciar todas as situações de risco ,principalmente no que diz respeito a segurança do trafego aquaviario,como identificar uma velocidade de segurança,regras de governo ,balizamento ,atracagem,luzes especias , identificação de canal no visual,MOB etc …
    Existe uma enorme diferença entre o aluno decorar uma materia e coloca la em pratica ,se vc faz na pratica jamais esquecera e levara pro resto da vida .Jamais coloquem em risco a vida de seus passageiros que muitas vezes são nossas familias e nossos amigo,futuros comandantes pensem nisso e boa viagem …
    Obrigado!!!

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart