VIII Simpósio de Segurança do Navegador Amador

“A Marinha do Brasil, representada pelo Comando de Operações Navais, Comando do 8º Distrito Naval, Diretoria de Portos e Costas e Capitania dos Portos de São Paulo, realizou, no período de 22 a 24 de outubro de 2010, o VIII Simpósio de Segurança do Navegador Amador.
O evento foi realizado no Iate Clube de Santos (Sede Guarujá), tendo contado com as presenças do Vice-Almirante
Paulo José Rodrigues de Carvalho, Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, do Vice-Almirante Arnaldo de Mesquita Bittencourt Filho, Comandante do 8º Distrito Naval, do Vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Diretor de Portos e Costas e do Capitão-de-Mar-e-Guerra Antonio Sergio Caiado de Alencar, Capitão dos Portos de São Paulo, além de outras autoridades, bem como de dirigentes de clubes náuticos e marinas, fabricantes e representantes de equipamentos de navegação e salvatagem e de numerosos amadores.

O evento teve o propósito de fomentar a consolidação da mentalidade de segurança, por meio de palestras e da participação de amadores em demonstrações e exercícios, divulgar experiências, discutir as normas que regem a navegação de esporte e recreio e contribuir para a segurança da navegação a vela e a motor e para a salvaguarda da vida humana no mar e nas águas interiores.

O primeiro dia do Simpósio foi marcado pelo “Dia de Mar”, que consistiu de um treinamento prático com exercícios sobre navegação com visibilidade restrita, manobras de resgate de homem ao mar, simulação de Mayday, utilização de coletes salva-vidas, lançamento de balsa salva-vidas, uso de pirotécnicos, treinamento prático de balsa e resgate de náufrago por aeronave, tudo monitorado por oficiais da Marinha do Brasil e instrutores efetivamente capazes. Foram utilizadas cinco embarcações, sendo duas da Marinha do Brasil e três de esporte e recreio, com 10 participantes por embarcação” (Reprodução).

Fonte: INFORMATIVO MARÍTIMO
www.dpc.mar.mil.br/Informativo/out_dez10/index_.htm

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart