Arfagem

Sob o ponto de vista de estabilidade, o jogo do navio de proa a popa tem menos importância que o balanço transversal, porque o raio metacêntrico longitudinal é sempre muito grande e há um forte conjugado de endireitamento. contudo, com mar de proa ou de popa, o navio pode sofrer exageradamente qualquer dos efeitos resultantes da tempestade.

O período de oscilação longitudinal do navio é muito pequeno, porque é inversamente proporcional a raiz quadrada da altura metacêntrica; como ele é diretamente proporcional ao momento de inércia, para a mesma altura metacêntrica, os navios pequenos tem menor período de oscilação e arfam mais que os navios de maior comprimento. Os navios que tenham carga demasiadamente pesada nas extremidades tem maior período de oscilação longitudinal, mas geralmente embarcam muita água pela proa e sofrem vibrações excessivas.

Com o navio aproado ao mar, o período aparente de oscilação da onda diminui à proporção que se aumenta a velocidade. Assim, todo o aumento de velocidade aproxima o navio do sincronismo com a vaga fazendo jogar mais. É lógico admitir que o navio sofre mais com os golpes do mar que vem pela proa do que com o mar na popa.

Contudo, neste caso também se impõe a redução de velocidade, porque, à proporção que esta aumenta, aproxima-se da velocidade de propagação das ondas, podendo levar o navio a ficar por muito tempo em posições críticas, tais como apoiado sobre duas cristas de ondas nas extremidades ou sobre uma crista a meio, quando o comprimento da onda for sensivelmente igual ao do navio. (Compilado de: Arte Naval, SDM, 2005, 7ªEd.)

Vídeo: Barco enfrentando mar de proa.

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart