Funcionamento do motor 2 tempos

O motor 2 tempos não utiliza válvulas de admissão ou escape, mas é dotado de uma janela de transferência e uma janela de escape no cilindro. Além disso, ao contrário do motor 4 tempos, a carcaça do motor é estanque e um vácuo é produzido em seu interior conforme o pistão se move para cima. O vácuo faz com que a mistura ar-combustível seja aspirada através da janela de admissão.
Em seguida, a mistura ar-combustível é deflagrada e queimada, empurrando o pistão para baixo e fechando a janela de admissão.
Isto aumenta a pressão na carcaça do motor e a pressão aumentada faz com que uma mistura fresca seja aspirada no cilindro enquanto ao mesmo tempo faz com que o gás queimado seja descarregado através da janela de escape.

Animação dos ciclos de funcionamento do motor 2 tempos. Imagem: wikipedia.org

Animação dos ciclos de funcionamento do motor 2 tempos. Ilustração: wikipedia.org

 

Conforme o pistão se move para cima, uma mistura ar-combustível fresca é aspirada no interior da carcaça do motor, enquanto ao mesmo tempo a mistura ar-combustível remanescente na carcaça do motor é transferida para o interior do espaço superior do cilindro. O pistão continua a se mover para cima mesmo depois que as janelas de transferência e escape são fechadas e a mistura ar/combustível começa a ser comprimida.

A mistura é deflagrada imediatamente antes que o pistão esteja no ponto morto superior, empurrando à força o pistão para baixo.

Funcionamento do motor 2 tempos

Ilustração: Manual de Manutenção e resolução de problemas Johnson – 2ª Edição – English.

A mistura ar-combustível é aspirada para o interior da carcaça fechada do motor.
A válvula de palheta se abre.
A janela de escape é fechada.
A janela de transferência é fechada.
A janela de escape é fechada.
A compressão da mistura ar-combustível tem início.
O pistão continua a subir mesmo depois que a janela de escape é fechada. A ignição ocorre imediatamente antes de o pistão atingir o ponto morto superior.

No interior do cilindro, a energia explosiva faz com que o pistão se mova para baixo e, quando a janela de escape é aberta primeiro, os gases queimados são forçados para fora através desta janela e, quase ao mesmo tempo, a mistura ar-combustível fresca é aspirada para o interior do cilindro através da janela de transferência. Simultaneamente, a energia explosiva causa um aumento da pressão na carcaça do motor e a mistura arcombustível comprimida começa a fluir para o interior do cilindro através da janela de transferência. Finalmente, a janela de admissão é aberta, permitindo que a mistura arcombustível fresca flua para o interior da carcaça do motor.

A janela de escape é aberta.
O gás queimado é descarregado.
A pressão se eleva na carcaça do motor.
A janela de transferência é aberta.
A mistura ar-combustível é alimentada no interior do cilindro.

Funcionamento do motor 2 tempos

Ilustração: Manual de Manutenção e resolução de problemas Johnson – 2ª Edição – English.

banner_loja

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

  1. Acabei de mandar fazer os dois motores do meu jet boat sea-doo ano 96 e ao medir a compressão dos cilindros verifiquei que de um motor bateu 130 psi e do outro 140 gostaria de saber se está dentro da faixa?

  2. henrique zago 05/10/2013 as 21:20

    Boa noite, acabei de montar um motor do jet boat 95,
    ( seadoo 2 tempos)
    Ao ligar ele fica muito pesado e nao pega, so funciona quando eu tiro uma das velas.
    Aparenta estar muito preso, ja bruni as camisas mais uma vez mas nao resolveu. So com esses detalhes voces conseguem me dizer o que ser?
    Obrigado

  3. marcio a compressão do seu motor esta boa pois o minimo é de 90 psi

  4. tenho um motor johnson 75hp numa lancha 17 pes e ele so anda bem 1 ou 2 pessoas , coloca 5 mais traia o motor nao alisa já revisei a parte elétrica e não resolveu .alguém pode me ajudar ai ?

  5. pro henrique zago ja tive um problema desse e era motor de partida .

  6. Poir bem amigos Eu tenho um motor de popa suzuki de 8 hp ,não sei o ano mas tem mais de 20anos e esta em bom estado a unica descrição que tenho é D T 8 ,0801-581825,pois gostaria de saber o ano de fabricação e tambem estou interessado em madquirir um manual do mesmo,por5 favor como fazer ,obrigado.

  7. onde encontro um curso completo de mecânica de motor de popa.

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart