Arrais Amador – Agência Itinerante da Marinha atende municípios do CE

Arrais Amador - Agência Itinerante da Marinha atende municípios do CE

Arrais Amador – Agência Itinerante da Marinha atende municípios do CE.

A Marinha do Brasil, por meio da Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim) realiza o projeto “Agência Itinerante” em diversos municípios do Estado do Ceará.

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Agência Itinerante atendeu o município de Tianguá, no Noroeste do estado e distante cerca de 310 km da capital, com o objetivo realizar exames para a Habilitação de Amadores.

Na ocasião, 40 candidatos realizaram exames para Mestre Amador, Arrais Amador e Motonauta, além da emissão de documentos afetos à regularização de embarcações.

Nos dias 21 e 22 de novembro o projeto se fez presente no município de Acaraú, localizado próximo à foz do rio de mesmo nome e distante cerca de 238 km de Fortaleza.

Em Acaraú as provas para a Habilitação de Arrais Amador e Motonauta foram aplicadas na Escola Francisca Silveira. Também foram prestados atendimentos para a renovação e emissão de segunda via da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), vistorias, inscrição, e renovação e transferência de Título de Embarcações.

As ações da Marinha foram realizadas observando os protocolos dos órgãos de saúde e vigilância sanitária relacionados ao novo coronavírus, como medição de temperatura, uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social.

Além dos exames, vistorias, emissão de documentos e demais serviços oferecidos pela AgCamocim, a programação incluiu ações de conscientização ambiental previstas no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, orientações sobre medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus e cuidados necessários para a realização de uma navegação segura.

# Arrais Amador – Agência Itinerante da Marinha atende municípios do CE
Fontes:
Marinha do Brasil
O Acaraú


Amador – Definições

Amador é todo aquele com habilitação certificada pelo Representante da Autoridade Marítima para Segurança do Tráfego Aquaviário (DPC) para operar embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional.

A habilitação dos amadores será comprovada por meio da Carteira de Habilitação de Amador (CHA) e constará do Sistema Informatizado de Cadastro do Pessoal Amador (SISAMA), nas seguintes categorias:

Capitão Amador – apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.
Mestre Amador – apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática.
Arrais Amador – apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática.
Motonauta – apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior.


Prepare-se para a Prova Teórica para obter a Habilitação de Arrais Amador, estudando online, gratuitamente, AQUI no Clube do Arrais

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart