Arrais Amador – Capitania Fluvial do Tietê Paraná retoma provas

Arrais Amador - Capitania Fluvial do Tietê Paraná retoma provas

Arrais Amador – Capitania Fluvial do Tietê Paraná retoma provas

A Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (CFTP) divulgou nota informando que pretende retomar as provas para as categorias de amadores nos municípios sujeitos à sua jurisdição. A decisão leva em conta a flexibilização das restrições contra a Covid-19 em vigor, tanto em nível federal, quanto estadual e municipal.

A CFTP estabeleceu critérios que devem ser atendidos pelas entidades solicitantes, a fim de que estas se adaptem às normas de combate à Covid-19. Também foi estabelecida uma lista de prioridades, de acordo com a ordem de agendamento junto à Capitania.

Leia a nota da CFTP, divulgada no site da Marinha do Brasil:

“A Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (CFTP) informa que, em consonância com as flexibilizações em nível federal, estadual e municipais referentes à prevenção contra a COVID-19, pretende retomar as provas para amadores.

Esclarece-se que as medidas de prevenção e higienização estabelecidas em Decretos Estadual e/ou Municipais devem ser cumpridos, além dos seguintes protocolos específicos adotados pela Marinha do Brasil:

– oferecer condições para higienização das mãos, em local de fácil acesso aos candidatos;
– determinar o uso de máscaras por todos os presentes no local;
– manter o local de realização da prova bem arejado;
– garantir distanciamento seguro;
– limpar regularmente com álcool 70% as superfícies e os equipamentos dos locais de prova;
– disponibilizar condições para higienização das solas dos calçados de todos no local; e
– previsão de locais alternativos, no caso de algum candidato apresentar temperatura anormal.

Para a realização de cada prova, a CFTP entrará em contato com o solicitante, a fim de agendar vistoria para verificação das condições de realização. Caberá à entidade solicitante o transporte dos militares e despesas decorrentes, bem como apresentar os decretos e normas locais
em vigor que comprovem que o local está apto a receber os candidatos.

Durante a vistoria, os militares da CFTP coletarão os dados necessários, e a decisão final da exequibilidade da prova será proferida após o regresso da equipe a esta Capitania. Tão logo haja uma posição, a entidade solicitante será informada e a prova agendada.

Frisa-se que, em virtude do caráter atípico da situação pela qual o país passa e das novas demandas atribuídas à CFTP, as provas podem ser marcadas em dias ou horários não usuais como, por exemplo, dias úteis. Neste caso, a Capitania não agendará prova em tempo menor do que uma semana após a verificação de exequibilidade, a fim de proporcionar tempo hábil à entidade solicitante para organizar o evento, a menos que a própria entidade aceite realizar antes desse intervalo. Outrossim, o número de candidatos também pode ser reduzido em função das peculiaridades locais.

A prioridade para realização das provas seguirá o previamente agendado junto a esta Capitania:

01 – Dutra Escola Náutica – Araçatuba
02 – Maré Alta Escola Náutica – Ribeirão Preto
03 – Prefeitura Municipal de Jardinópolis – Jardinópolis
04 – Mega Náutica – Bebedouro
05 – Náutica Mania – Franca
06 – Thabata Frias Patrezi – Piracicaba
07 – Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar de São Paulo – São José do Rio Preto
08 – Maré Alta Escola Náutica – Mogi Mirim
09 – Prefeitura de Cosmorama – Cosmorama
10 – Câmara Municipal de Mirassol – Mirassol
11 – Escola Náutica 34 – Avaré
12 – Praia Bar Mariana – Icém
13 – Escola Náutica Major – Cedral
14 – Prefeitura de Avaré – Avaré
15 – Keile Adriane Martins – Americana
16 – Escola Náutica NPM – Taquaritinga
17 – Maré Alta Unidade Rifaina – Rifaina
18 – Prefeitura Municipal de Ibirá – Ibirá
19 – Prefeitura Municipal de Potirendaba – Potirendaba
20 – Marítima Escola Náutica – Sertãozinho
21 – Escola Náutica ECS – Bauru
22 – Bio Náutica e Náutica Amigos – Ourinhos/Andradina

Ressalta-se que, caso a entidade solicitante não atenda aos requisitos necessários, será preterida pela próxima entidade da lista. Da mesma forma, a fim de proporcionar maior celeridade, caso a entidade não esteja de acordo com a data da prova estabelecida pela CFTP, ela também
perderá a prioridade para a aplicação, sendo realocada para o fim da relação, e a CFTP efetuará contato com a entidade seguinte, respeitando a ordem estabelecida na fila.

Relembra-se que essas medidas são de caráter experimental e provisório, podendo ser revogadas a qualquer momento, por decisão desta Capitania.

Barra Bonita-SP.
Em 24 de novembro de 2020.
Contato:
Capitania Fluvial do Tietê-Paraná
Telefone: (14) 3604-1000
Email: cftp.secom@marinha.mil.br”
Leia a Nota AQUI.
# Arrais Amador – Capitania Fluvial do Tietê Paraná retoma provas


Amador – Definições

Amador é todo aquele com habilitação certificada pelo Representante da Autoridade Marítima para Segurança do Tráfego Aquaviário (DPC) para operar embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional.

A habilitação dos amadores será comprovada por meio da Carteira de Habilitação de Amador (CHA) e constará do Sistema Informatizado de Cadastro do Pessoal Amador (SISAMA), nas seguintes categorias:

Capitão Amador – apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.
Mestre Amador – apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática.
Arrais Amador – apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática.
Motonauta – apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior.


Prepare-se para a Prova Teórica para obter a Habilitação de Arrais Amador, estudando online, gratuitamente, AQUI no Clube do Arrais

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart