Prevenção de afogamentos em lagos e rios

Com a chegada do verão e o aumento da procura por locais de recreação às margens de rios, lagos, lagoas e represas, aumentam as possibilidades de ocorrerem incidentes relacionados a afogamentos das pessoas que frequentam esses locais.

De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), os afogamentos no Brasil ocorrem principalmente em águas naturais como rios, lagos e represas. São estes os locais de maior perigo onde ocorrem 75% das mortes no Brasil. Estima-se que pelo menos 14 brasileiros, a maioria do sexo masculino, morrem diariamente vítimas de afogamento em locais isolados como rios e cachoeiras.

rio-e-canoa

Imagem: reprodução/ internet/ UOL.

Reproduzimos aqui algumas dicas importantes da SOBRASA, que o ajudarão a curtir suas horas de lazer, desfrutando das inúmeras belezas naturais do Brasil, sem que o seu passeio acabe em tragédia:

1) Procure sempre um local com segurança de guarda-vidas.
2) Sempre avise o local onde está indo para um parente ou amigo e a hora programada para retorno.
3) Leve sempre um amigo, pois isto aumenta sua segurança.
4) Antes de pescar ou tomar banho observe qual o local mais seguro, pois estes locais tem uma aparência tranquila que engana a muitos.
5) Utilize sempre um colete salva-vidas. Isto pode fazer uma grande diferença de vida ou morte para você.
6) Cuidado com o limo nas pedras. Ele pode fazer você escorregar e cair na água.
7) Cuidado com buracos e fundos de lodo. Você pode afundar rapidamente.
8) Se o rio tiver correnteza, nunca entre na água acima do joelho.
9) Nunca mergulhe de cabeça, pois isto já provocou diversas mortes ou paralisia.
10) Aprenda como ajudar outras pessoas em situações de emergência.

Caso você se encontre em uma situação de perigo dentro de um rio ou lago, siga as seguintes orientações:

1) Não lute contra a correnteza.
2) Guarde suas forças para flutuar.
3) Acene por socorro imediatamente.
4) Coloque os pés à frente e a barriga para cima.
5) Direcione os braços de forma a usá-los como um leme; desta forma a própria correnteza o levará a margem.

Se você for socorrer alguém nesta situação, jogue uma corda com algum objeto de flutuação na ponta e mantenha-a firme após a vítima se agarrar na corda, e a correnteza a levará mais adiante na sua própria margem.

Se você não for habilitado, nunca tente entrar na água para realizar o socorro, isto pode matá-lo. Ao invés disso, procure ajuda e jogue qualquer material de flutuação para a vítima se agarrar.

USE SEMPRE COLETE SALVA-VIDAS.

O Colete salva-vidas é o principal equipamento de segurança de uso individual a bordo de embarcações e em locais profundos. Se usado corretamente, ele pode manter uma pessoa flutuando por um longo período, com a cabeça fora dágua, mesmo desacordada.

Fonte de consulta: sobrasa.org.

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart