Capitania dos Portos do Ceará inspecionou 195 embarcações no mês de novembro

Capitania dos Portos do Ceará inspecionou 195 embarcações no mês de novembro

Capitania dos Portos do Ceará inspecionou 195 embarcações no mês de novembro.

A Marinha do Brasil divulgou as estatísticas das ações da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) no mês de novembro. De acordo com a instituição, o trabalho de inspeção naval da CPPE foi intensificado no período,  resultando na abordagem de 195 embarcações durante 22 missões realizadas em praias e lagoas nos municípios de Caucaia, Aquiraz, Fortaleza, Cascavel, São Gonçalo do Amarante, Amontada e Trairi.

Ainda de acordo com a Marinha, o trabalho de fiscalização do tráfego aquaviário tem o propósito de garantir a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação e a prevenção à poluição hídrica.

Em proveito das ações, os militares também orientaram tripulantes de embarcações fiscalizadas e integrantes de comunidades visitadas quanto às medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

Capitania dos Portos do Ceará inspecionou 195 embarcações no mês de novembro

Inspetor naval verifica material de salvatagem de embarcação. Imagem ©: reprodução / Marinha do Brasil.

Fonte: Marinha do Brasil.
# Capitania dos Portos do Ceará inspecionou 195 embarcações no mês de novembro

O que é Inspeção Naval

De acordo com a Norma da Autoridade Marítima nº 7 (NORMAM-07/DPC), ) Inspeção Naval (IN) é a atividade de cunho administrativo que consiste na fiscalização do cumprimento da Lei no 9.537/97, das normas e regulamentos dela decorrentes e, dos atos e resoluções internacionais ratificados pelo Brasil, no que se refere exclusivamente à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no mar aberto e em hidrovias interiores, e à prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio.

Ainda de acordo com a NORMAM-07, as ações de IN constituem perícias de fiscalização da Segurança do Tráfego Aquaviário nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, visando:
a) à segurança da navegação;
b) à salvaguarda da vida humana; e
c) à prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

Propósito da Inspeção Naval

A fiscalização tem como escopo principal a verificação de documentos relativos aos tripulantes, entre os quais a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), a Carteira de Habilitação de Amador (CHA), o Cartão de Tripulação de Segurança (CTS), a verificação dos documentos relativos à embarcação e a verificação das reais condições do material e equipamento, em conformidade com as normas em vigor.

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart