Marinha emite alerta de vento muito forte para as regiões Sul e Sudeste

previsão numérica - marinha - dhn

A Marinha do Brasil, por meio do Serviço Meteorológico Marinho emitiu, nesta terça-feira, um aviso de mau tempo, alertando para a possibilidade de ocorrerem rajadas de vento com intensidade “muito forte” na escala Beaufort (40 nós ou cerca de 75km/h).

Leia abaixo a íntegra da Nota da Marinha:

MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA
SERVIÇO METEOROLÓGICO MARINHO

PREVISÃO METEOCEANOGRÁFICA
Emitida em 12 de fevereiro de 2019 às 17:15h (fuso +2h)
Período de validade de 13 a 14 de fevereiro de 2019

O deslocamento de uma frente fria no decorrer do dia 13 poderá provocar pancadas de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, sobre as áreas ALFA, BRAVO, CHARLIE e SUL OCEÂNICA ao sul de 24ºS. Em virtude desse fenômeno, foram emitidos avisos de vento forte a muito forte (intensidades de até 40 nós) para as áreas ALFA, BRAVO, CHARLIE, DELTA e SUL OCEÂNICA.
Estão em vigor também avisos de mar grosso para as áreas ALFA, BRAVO e CHARLIE, e de mar muito grosso para a área SUL OCEÂNICA, e há condições favoráveis à ocorrência de ressaca (ondas de até 2,5 metros) entre Santa Vitória do Palmar (RS) e Arraial do Cabo (RJ).
No norte da área FOXTROT, na área GOLF e NORTE OCEÂNICA, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva ocasionalmente fortes.
Os avisos de mau tempo emitidos pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para a área de responsabilidade do Brasil podem ser acompanhados através do link:
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo

As áreas ALFA, BRAVO, CHARLIE E DELTA, a que se refere o aviso da Marinha, correspondem à porção litorânea que vai desde o Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, até o Espírito Santo, conforme a imagem abaixo.


Áreas de responsabilidade Meteorológica da Marinha do Brasil. Imagem ©: DHN/ Marinha do Brasil.

De acordo com o site Windfinder, a condição onde a velocidade do vento fica entre 41 e 47 nós recebe a designação de VENDAVAL FORTE, com as seguintes características esperadas:

Designação: Vendaval forte
Efeitos no mar: Ondas altas. Esboços densos de espuma ao longo da direção do vento. As cristas das ondas começam a tombar, a cair e a rolar. Os borrifos podem afetar a visibilidade.
Efeitos na terra: Os galhos maiores quebram-se nas árvores e algumas árvores pequenas são arrasadas pelo vento. Sinais de construção/temporários e barricadas são arrastados pelo vento. Danos nas tendas de circo e dosséis.

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart