Prazos para recursos contra multas da Marinha

Teste rápido - Conceitos gerais sobre Sinalização Náutica. Marinha intensifica fiscalização nas águas do Tocantins neste verão., Valores de Multas para Pilotos e Barcos Irregulares

Em conformidade com a Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997 (LESTA), expomos aqui um fluxograma que visa esclarecer os navegadores amadores quanto aos prazos estabelecidos para a apresentação de recursos e o pagamento de multas aplicadas pela Autoridade Marítima (Marinha do Brasil).

É importante ressaltar que o fluxograma apresentado é uma interpretação nossa desses procedimentos, devendo sempre o autor de infrações ao Regulamento de Segurança do Tráfego aquaviário consultar a Legislação pertinente e, acima de tudo, esclarecer junto aos representantes da Autoridade Marítima quais as ações cabíveis para cada caso. Abaixo, o fluxograma com os Prazos para recursos contra multas da Marinha.

Fluxograma para apresentação de recursos contra infrações e multas, Prazos para recursos contra multas da Marinha

Fluxograma para apresentação de recursos contra infrações e multas aplicadas pela Marinha do Brasil. Imagem: clubedoarrais.com.

Extrato da Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997:

CAPÍTULO V
Das Penalidades

Art. 22. As penalidades serão aplicadas mediante procedimento administrativo, que se inicia com o auto de infração, assegurados o contraditório e a ampla defesa.

Art. 23. Constatada infração, será lavrado Auto de Infração pela autoridade competente designada pela autoridade marítima.

§ 1º Cópia do Auto de Infração será entregue ao infrator, que disporá de quinze dias úteis, contados da data de recebimento do Auto, para apresentar sua defesa.

§ 2º Será considerado revel o infrator que não apresentar sua defesa.

Art. 24. A autoridade a que se refere o artigo anterior disporá de trinta dias para proferir sua decisão, devidamente fundamentada.

§ 1º Da decisão a que se refere o caput deste artigo caberá recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de cinco dias úteis, contado da data da respectiva notificação, dirigido à autoridade superior designada pela autoridade marítima, que proferirá decisão no prazo e forma previstos no caput.

§ 2º Em caso de recurso contra a aplicação da pena de multa, será exigido o depósito prévio do respectivo valor, devendo o infrator juntar, ao recurso, o correspondente comprovante.

Saiba mais sobre Prazos para recursos contra multas da Marinha

Valores de Multas para Pilotos e Barcos Irregulares

Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (R-LESTA

Normas da Autoridade Marítima para amadores, embarcações de esporte e/ ou recreio e para cadastramento e funcionamento das marinas, clubes e entidades desportivas náuticas (NORMAM-03/DPC)

DOAR PARA MANTER O SITE

Infelizmente as projeções indicam que não alcançarei a meta neste ano e lanço aos leitores o desafio de contribuírem para a manutenção do site. Se você acredita que o clubedoarrais.com presta um serviço relevante para a comunidade náutica amadora, por favor, considere participar deste esforço, doando qualquer valor que esteja ao seu alcance. Saiba mais AQUI.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Shopping cart